Filtrar por

Conservação da Nicotina

Como aumentar a durabilidade da sua nicotina líquida.

Nicotina é um composto muito sensível à diversos fatores que contribuem para sua oxidação e alteração tanto de eficácia quando de palatabilidade. Nicotina oxidada altera a cor dos juices para uma tonalidade mais escura, mesmo líquidos transparentes passam a ficar amarelados chegando até a um laranja escuro. Em alguns casos a cor pode ficar até marrom. Além da tonalidade, existe alteração no sabor, tornando o juice muito picante, arranhando a garganta e ficando praticamente intragável, estragando o líquido e obrigando o descarte.

A oxidação é um processo natural da nicotina e é garantido que ocorra, só nos restando retardar este processo. Existem 3 fatores primordiais que contribuem com essa alteração química, sendo eles: oxigênio, luz ultra-violeta e calor.

Oxigênio

Contaminação com oxigênio é o mais difícil de se evitar. Uma vez feitos, os juices serão guardados em frascos que serão eventualmente abertos e isso fará com que o ar seja renovado e atuando na oxidação da nicotina. A melhor maneira de combater este fator é diminuir a frequência de abertura dos frascos. Uma boa alternativa é fazer juices em quantidades maiores e dividir em frascos menores, como por exemplo fazer 300 ml de juice, porém dividir em 10 frascos de 30 ml.

Desta forma você irá manusear apenas 1 frasco, enquanto os outros 9 estarão fechados, protegidos da renovação do ar.

Luz ultra-violeta

A luz ultra-violeta, mais precisamente a luz solar, é o fator mais fácil de se evitar, bastando guardar seus líquidos em um armário ou gaveta. Ela é provavelmente o fator que mais rapidamente altera a composição de um juice, oxidando rapidamente a nicotina, mesmo em curtos períodos de tempo como esquecer seus juices em cima da mesa recebendo luz solar de forma direta.

Calor

Fator diretamente ligado à luz solar, mas não exclusivamente. O calor é um método também de maturação acelerada, pois ao aquecer as moléculas dos componentes de um juice eles tendem a se misturar mais rapidamente, tornando o juice mais gostoso e perdendo aquele sabor artificial de propilenoglicol e glicerina. É comum utilizar cubas ultrassônicas com aquecimento ou apenas um banho maria para acelerar a maturação e ganhar alguns dias até o momento em que os juices estejam prontos para serem degustados.

A OXIDAÇÃO É UM PROCESSO NATURAL DA NICOTINA E É GARANTIDO QUE OCORRA, SÓ NOS RESTANDO RETARDAR ESTE PROCESSO.

Porém isso também acelera a oxidação da nicotina e por este motivo é que são muitos os relatos de juices estragados quando esquecidos dentro do carro sob o sol ao longo do dia, ficando intragáveis. Um pouco de calor de forma pontual e controlada pode ajudar a maturar o juice, mas o exagero com certeza vai estragá-lo.

Por este motivo é indicado guardar dentro da geladeira tanto a nicotina quanto os juices já com a substância misturada e evitar qualquer tipo de maturação forçada. Apenas lembre-se de nunca deixar em um local dentro da geladeira que seja acessível à crianças e avise todos os seus familiares e amigos que possam ter acesso às substâncias que se trata de algo perigoso e que jamais, nunca, em hipótese alguma, possa ser consumido puro.

Misture a nicotina após a maturação

Quando misturada poucos dias antes de iniciar o consumo do juice você diminui o tempo em que ela passa a oxidar em contato com o e-liquid. As propriedades da nicotina são alcançadas mesmo com poucos dias após ser colocada nos líquidos, demorando muito menos para se misturar com os outros componentes como o Propilenoglicol, a Glicerina e as essências de sabor. Isso quer dizer que misturá-la 2 a 3 dias antes de consumir um e-liquid é suficiente para que a nicotina tenha misturado corretamente.

Nicotina mais potente dura mais, baseada em PG também

Nicotina líquida pode ser encontrada no mercado em diversas concentrações que vão normalmente de 50mg/ml até 100mg/ml, mas existem concentrações menores e maiores. Quanto maior o número, mais concentrada, mais moléculas de nicotina na mesma quantidade de líquido e portanto mais suscetível à oxidação. Isso quer dizer que uma nicotina 50mg/ml vai durar mais tempo do que uma com 100mg/ml.

Além disso, nicotina pode ser baseada em Propilenoglicol (PG), Glicerina Vegetal (VG) ou Propilenoglicol (PG) + Glicerina Vegetal (VG) PG/VG). PG é menos viscoso, portanto o líquido consegue neutralizar mais rapidamente qualquer bolha de ar que a substância produza por ter sido agitada. Existe também a questão da validade, que do PG é de cerca de 2 anos, enquanto a da VG é de cerca de 1 ano a 1 ano e meio aproximadamente.

Prefira frascos de vidro âmbar ou fosco

Se você pretende guardar a nicotina por tempo maior do que 2 meses certifique-se que a substância esteja em frascos de vidro e preferencialmente âmbar ou fosco, pois são estes que mais apresentam proteção ao líquido. Frascos de plástico podem não proteger totalmente do ambiente e podem também apresentar vazamentos ao longo do tempo.

Então, resumindo:

§  Divida o juice em frascos menores e abra/use apenas um por vez;

§  Mantenha longe do sol e calor, use a geladeira, cuidado com crianças;

§  Frascos de vidro âmbar são preferíveis;

§  Misture a nicotina apenas alguns dias antes de consumir os juices;

Conservação da Nicotina

Sorry for the inconvenience.

Search again what you are looking for